quarta-feira, 14 de julho de 2010
DICAS PARA MONTAR UMA OFICINA DE LEITURA
Oficinas de leitura criam oportunidades para que todos descubram o prazer de ler. E que este prazer torne-se ferramenta no desenvolvimento pessoal de cada um.Matéria publicada no blog Re-construir Formação de Professores. Adaptado de artigo que foi publicado no site Nova Escola.
Ao planejar uma oficina de leitura, tenha em mente que essa atividade implica em participação ativa e construtiva das crianças nos procedimentos e resultados dela.Um preparativo importante é a triagem preliminar dos livros, que devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária, os conhecimentos e o interesse dos alunos.
Outro item dos preparativos é o espaço em que se dará a oficina: tranquilo, confortável e alegre.
Resolvido o espaço, pense no tempo. Para a primeira oficina, reserve no mínimo uma hora. A duração, e sua possível expansão em oficinas subseqüentes, vai depender da concentração das crianças, que deve ser avaliada o tempo todo. Se notar impaciência na turma, abrevie a oficina. Assim as crianças não vão achar que a atividade é alguma coisa chata que a professora faz.
Cumpridos os preparativos, defina uma proposta de trabalho. De que tipo de obras as crianças se ocupariam na oficina? Uma categoria a considerar seria a temática. Digamos, livros de aventura, de mistério, fábulas etc. Outra opção é classificá-las pela forma: versos ou prosa. Ou por autores. Você pode ainda propor cruzamentos simples de categorias. Por exemplo, fábulas em versos de um certo autor. É também possível considerar a escolha de livros de uma mesma coleção. Aliás, os próprios catálogos podem ser objeto de uma oficina de leitura.
Proponha que os alunos leiam, em grupos de dois ou três, diferentes livros do conjunto escolhido para posterior comentário, discussão e crítica. Enquanto cada grupo lê seu livro, procure não interferir no trabalho, a menos que solicitada a fazê-lo. Você também pode ler um ou mais livros enquanto os grupos fazem sua leitura. Isso vai fazer a classe sentir em você uma atitude participativa. Uma vez concluída a leitura, você terá diferentes propostas a apresentar. Uma delas é a de cada grupo discutir a obra lida: o enredo, as personagens, o final. Depois que todos tiverem concluído essa etapa, cada um pode expor à classe sua crítica do livro, que, claro, pode ser tanto favorável quanto desfavorável. Pode partilhar com outro grupo.Pode desenhar, criar, representar.
O IMPORTANTE FAZER DESSES MOMENTOS UMA POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO, DE FALA E DE ESCUTA PARA CADA CRIANÇA.
Fonte: Texto adaptado da Nova Escola
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